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Dicas de carreira

Como atrair e reter uma nova geração de talentos?

10 minutos de leitura
  • Reter talentos

Se em 2000 a digitalização do mercado de trabalho era uma procura crescente entre a Geração Y, ou millennials, hoje esta realidade é ainda mais necessária com a chegada de uma nova geração de talentos.

São os indivíduos mais jovens que cresceram na era da Internet e procuram oportunidades e crescimento profissional que estão a redefinir a forma como as empresas atraem e contratam candidatos.

Sua empresa está preparada para acompanhar essas mudanças no recrutamento e seleção? Para entender como contratar e reter a próxima geração de talentos, continue lendo!
A nova geração de talentos: o que é?
A “nova geração de talentos” refere-se aos profissionais que pertencem às gerações mais recentes, como a Geração Z (nascida em meados da década de 90) e possivelmente a Geração Alfa (nascida em meados da década de 2010).

O que os diferencia é a sua atitude em relação ao trabalho, as suas expectativas de carreira e o impacto que têm na sociedade. Esta geração tende a valorizar a flexibilidade, busca um propósito no trabalho e muitas vezes está disposta a mudar de emprego com mais frequência em busca de oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Eles também possuem uma perspectiva única sobre questões como diversidade, inclusão e sustentabilidade, o que pode influenciar as empresas a adaptarem suas práticas e valores para atrair e reter esses talentos. Compreender e satisfazer as necessidades e expectativas desta nova geração de talentos é, portanto, fundamental para as empresas que pretendem manter-se competitivas no mercado de trabalho atual.
Novo perfil de candidato: funcionário-cliente
Fala-se muito sobre a mudança do perfil do consumidor, que com a ascensão da Internet se tornou mais exigente no que diz respeito ao reconhecimento da marca. A partir disso, também foi possível perceber mudanças no comportamento de candidatos e colaboradores, que passaram a analisar mais as empresas.

Segundo pesquisa da Employer Branding Brasil, 42% dos candidatos que tiveram uma experiência ruim de recrutamento afirmaram ter menor probabilidade de comprar os produtos da empresa.

Assim como acontece com os clientes, as avaliações da empresa servem como fonte de informações sobre cultura organizacional, salários, benefícios e até planos de carreira.

Portanto, as experiências de colaboradores e ex-funcionários publicadas em plataformas como o Infojobs Advisor ajudam os candidatos a entender se as empresas podem ser interessantes para ingressar e se desenvolver profissionalmente.

Ou seja, neste novo cenário, muitas vezes a decisão de trabalhar em determinado local parte dos profissionais. Portanto, é fundamental que a marca empregadora esteja firmemente estabelecida para atrair os melhores talentos.

Portanto, os departamentos de RH devem estar cada vez mais atentos à forma como os candidatos percebem e se envolvem com as marcas e se são capazes de criar um apelo duradouro e reter os profissionais através da cultura da sua empresa.

Por que a experiência de um candidato é ainda mais importante?
Ao falar sobre a próxima geração de talentos, pensar na experiência do candidato é fundamental para um recrutamento bem-sucedido e para a criação de um bom ambiente de trabalho. Um fator importante na hora de escolher um local onde deseja trabalhar é cada vez mais a experiência que o candidato tem durante o processo seletivo.

Esses novos candidatos não só sabem o que querem e buscam o sucesso nas empresas, mas também conseguem ser mais produtivos e entregar melhores resultados. Ter um propósito e se sentir bem onde trabalham é o que realmente importa para eles.

Outros reflexos do investimento na experiência do candidato são:

    Equilibrar o ajuste cultural;
    Melhorar o clima organizacional;
    Engajamento que leva à lucratividade;
    Diminuição do faturamento;
    Reduzir o custo de novos funcionários;
    Os funcionários se tornam promotores da marca.

Esperando uma nova geração de talentos

Como você leu anteriormente, compreender e atender às necessidades e expectativas desta nova geração de talentos é fundamental para as empresas que desejam permanecer competitivas no mercado de trabalho atual. Veja abaixo como eles são!
Dinâmica em processos seletivos

Com a transformação digital a ocorrer nas empresas, os candidatos a emprego e as pessoas que já trabalham nelas, bem como o setor de RH, esperam utilizar as novas tendências para melhorar as coisas para eles.

As tecnologias tornaram o processo seletivo mais rápido e prazeroso, pois não é mais necessário que o candidato se desloque até a empresa para entrevistas, economizando tempo e dinheiro.

Algumas empresas utilizam programas de computador para melhorar a forma como interagem com os candidatos, inclusive para tornar os testes divertidos. Mas também há questões como ter que fazer muitos exames, demorar muito para obter resposta ou não receber tratamento humanizado, e essas são queixas comuns.

Então pode-se dizer que empresas com processos arcaicos, burocráticos e manuais não se destacam muito para esses profissionais, pois a possibilidade de inovação normalmente está associada ao perfil dos novos talentos.
Humanização da comunicação

Aproximar a comunicação das pessoas é um desafio para o setor de recursos humanos. No entanto, isso é algo que os candidatos esperam das empresas.

Para o fazer de forma eficaz, é importante que os recrutadores ajustem as suas ações, façam bom uso das ferramentas de recrutamento e estejam disponíveis durante todo o processo.

Uma parte importante do processo de seleção é fornecer feedback quando a empresa responde aos candidatos. Muitas vezes as pessoas reclamam que não recebem esse feedback. Por isso é importante que as empresas forneçam isso, seja ele positivo ou negativo.

Hoje em dia, esse feedback pode ser dado de forma mais pessoal, como via WhatsApp, o que faz com que o candidato se sinta mais valorizado e cuidado pela empresa.

Toda empresa precisa entender o seu jeito de ser e usar essa identidade na forma como se comunica, seja verbal ou visualmente, para atrair os candidatos.

Em geral, hoje em dia a comunicação pode ser mais interativa, utilizando coisas como gifs e memes para tornar o processo seletivo mais interessante.

 

Novos formatos de trabalho
A pandemia fez com que a maioria das empresas tivesse de adotar o trabalho remoto. Muitos deles perceberam que esta forma de trabalhar tinha vantagens e decidiram continuar.

O que está acontecendo é que cada vez mais quem procura emprego prefere empresas que lhes permitam trabalhar em casa ou fora do escritório o tempo todo.
Isso porque trabalhar dessa forma pode economizar tempo de viagem, dinheiro e ter mais tempo livre para fazer outras coisas, ajudando você a ter uma vida melhor.
7 dicas para atrair e reter a próxima geração de talentos

Agora que você já entende o que atrai a próxima geração de talentos, vamos dar uma olhada em dicas práticas de como atraí-los e retê-los na sua empresa:
1. Reconhecimento

Como mencionamos, a premiação é um ponto importante para a nova geração de talentos. Marcas que se preocupam com seus colaboradores, investem em treinamento e oferecem planos de carreira se destacam entre os jovens profissionais. A geração Millennials e a Geração Z procuram cada vez mais um rápido crescimento profissional, motivados pelos desafios diários e pela aprendizagem.

2. Competitividade
Esta é uma geração que vê os desafios como oportunidades para desenvolver as suas competências. Neste contexto, a competitividade deve, portanto, ser promovida. Dessa forma, os profissionais se sentem mais conectados ao propósito da empresa e consequentemente podem se tornar mais produtivos e contribuir para o sucesso da empresa.

 

3. Liberdade criativa
Esses colaboradores estão constantemente em contato com as novidades do mercado e precisam sentir que a organização está receptiva às suas contribuições, o que ajuda a criar um sentimento de pertencimento. Estratégias que incentivam a criatividade e a liberdade dos funcionários podem criar soluções valiosas e vantagens competitivas para o seu negócio.

4. Gestão qualificada
Para promover a criatividade e a inovação na próxima geração de talentos, é essencial ter líderes qualificados e inspiradores. Dois aspectos são particularmente importantes neste contexto. Primeiro, um líder bem preparado sabe extrair o máximo potencial de talentos promissores e incentivar o seu desenvolvimento.
Além disso, um líder inspirador atua como fonte de motivação e estimula os colaboradores a quererem seguir o mesmo caminho.

5. Qualidade de vida
A satisfação com esse perfil profissional reflete na sua produtividade, por isso o bem-estar corporativo, o ambiente físico e o clima organizacional são tão importantes. Para a nova geração de talentos, o bem-estar no trabalho também está ligado à qualidade de vida, por isso esses profissionais valorizam esse aspecto.

6. Flexibilidade
A nova geração de talentos procura empresas onde possam conciliar trabalho e vida pessoal. É por isso que a flexibilidade do horário de trabalho e até a possibilidade de trabalhar a partir de casa são decisivas na escolha de um emprego.

7. Objetivo
Esses profissionais acreditam em causas que os inspiram, por isso buscam empresas com valores bem definidos. Além disso, o novo perfil do candidato também aborda causas sociais como inclusão e diversidade, proteção ambiental, entre outras.
Como atrair e reter uma nova geração de talentos?
Hoje em dia é importante que as empresas estejam preparadas para receber novos talentos, especialmente os mais jovens que desempenham um papel importante nas equipas. Isso significa que algumas mudanças precisam ser feitas na forma como a empresa contrata esses profissionais.

Além de fazer com que os candidatos gostem do processo de recrutamento, é fundamental garantir que os colaboradores fiquem satisfeitos ao trabalhar na empresa.